A Associação de Micro e Pequenas Empresas de Gaspar e Ilhota (AMPE) promoveu o primeiro evento do núcleo de Vendas e Marketing, a palestra gratuita "Inteligência Emocional e Relacional em Vendas, com a coaching Samara Pereira, em 25 de agosto.


O presidente da Ampe, Douglas Junkes, ao abrir o encontro, destacou que a troca de experiências e informações são um dos papéis da entidade e, por isso, mensalmente a entidade vai promover ciclos de palestras, rodadas de negócios e capacitações. Acrescentou que, muitas vezes, as áreas de vendas e marketing não têm a devida atenção por parte das empresas, mesmo sendo uma das mais fundamentais.






Para a coordenadora do Núcleo de Vendas e Marketing, Jeane Boeira, muitas vezes as empresas contratam funcionários com base em técnica e demitem por comportamento, por isso considera de grande importância a aplicação da inteligência emocional nas empresas. Acrescentou que o intuito da Ampe também é levar conhecimento e que as próximas palestras também serão abertas e com assuntos a partir de pesquisas entre os associados.


Ao dar início a palestra, Samara Pereira afirmou que os conceitos de inteligência emocional e relacional são diferentes mas conectados. De acordo com ela, inteligência emocional é a capacidade de gerir suas emoções em relação aos muitos estímulos recebidos no dia-a-dia e a relacional é a habilidade de um grupo de pessoas e recursos em busca de um objetivo comum, estimulando a criatividade e gerando mais resultados.


Através dos estudos de mentalidades, Samara apontou que as crenças que limitam ou estimulam muitas vezes o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas têm origens em aprendizados e vivências na família e sociedade e que o comportamento é reflexo dessa mentalidade do individuo, direcionando a tomada de decisões. Assim, levantou o questionamento: como anda a mentalidade dos empresários? E a dos colaboradores?






"Novas mentalidades geram novos comportamentos, criam hábitos certos e novos resultados. Empresas de sucesso investem na sua mentalidade e estendem aos colaboradores. Investir nas pessoas faz grandes diferenças", destacou Samara.


Dinâmicas entre os presentes mostraram a importância de foco, estratégia e liderança. A palestrante ressaltou que um verdadeiro líder incentiva os colaboradores e, por consequência, gera mais resultados. "Em negócios e vendas 80% é emocional e 20% é técnica. É preciso conquistar e manter o cliente através da emoção", observou. Por isso, as mudanças de mentalidade em uma empresa devem começar de cima para baixo, ou seja, do líder aos colaboradores.


De acordo com a coaching, para auxiliar nas mudanças de mentalidade, é preciso trabalhar áreas como o domínio pessoal, onde o sentimento leva a ação. Não se deixar levar pelo que dizem de você, aumentar a resiliência frente aos desafios e, principalmente, não se comparar com os outros, algo muito comum em tempos de redes sociais que nem sempre mostram a realidade das pessoas ditas de "sucesso". Para Samara, a melhor comparação a fazer é de si mesmo entre o ontem e o hoje e buscar melhorar a cada dia.