Por Rodrigo Ramos
Nesta quinta-feira (11) aconteceu a primeira visita técnica do Projeto Orla de Navegantes. Estiveram presentes representantes de instituições governamentais das Coordenações Estadual e Municipal do Projeto Orla para discutir quais são os problemas e as potencialidades do litoral da cidade, tanto a orla marítima quanto a orla estuarina do Rio Itajaí-Açu e do Rio Gravatá.
O grupo percorreu toda a costa litorânea da cidade, do Molhe do Pontal até a ponte no limite entre Navegantes e Penha.
Navegantes aderiu ao Projeto Orla ainda nos anos 2000, porém, muito mudou de lá pra cá e, por este motivo, somado às condicionantes da municipalização da gestão das praias, o documento conhecido como Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI), precisa ser atualizado.
Segundo a facilitadora do Projeto Orla vinculada ao Instituto Nila, Samanta da Costa Cristiano, o trabalho consiste em revisar as ações definidas há quase duas décadas, fazer a avaliação dos cenários atual, a tendência, os desejos da sociedade para a orla e quais medidas podem ser tomadas para alcançar tais objetivos.
Estiveram presentes na cidade representantes da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), CEPSUL/ICMBio, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, Corpo de Bombeiros Militar, Portonave, Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Instituto Nila (empresa responsável pela condução dos trabalhos) e Prefeitura de Navegantes, através das secretarias de Turismo, Governo, Obras, Planejamento Urbano, Comunicação Social e Instituto Ambiental de Navegantes (IAN).
Dentro das próximas semanas e meses, ocorrerá uma série de ações dando continuidade ao projeto, como capacitações, sensibilizações, oficinas, entre outras, a serem divulgadas pelo município.