No edifício das cúpulas, nas Vilas Pontifícias (Cupole Barberini), e dos telescópios históricos no mesmo edifício e no telhado do Pontifício Palácio de Castel Gandolfo (Cupole del Palazzo Pontificio), há um itinerário que leva os visitantes a descobrir os cientistas e instrumentos que traçaram o caminho da antiga instituição científica vaticana.



Por Vatican News


A Specola Vaticana, o Observatório Astronômico do Vaticano, apresenta um passeio virtual da exposição de sua história presente no edifício das cúpulas, nas Vilas Pontifícias (Cupole Barberini), e dos telescópios históricos no mesmo prédio e no telhado do Pontifício Palácio de Castel Gandolfo (Cúpulas do Palazzo Papal). O visitante poderá mergulhar numa viagem que o levará a descobrir os cientistas e instrumentos que traçaram o caminho desta antiga instituição científica vaticana.
Viagem pela história


A primeira sala conta as origens do Observatório do Vaticano desde o Papa Gregório XIII, defensor da reforma do calendário em 1582, até chegar ao Papa Leão XIII, fundador do atual Observatório Astronômico do Vaticano em 1891, com o padre Francesco Denza, barnabita, como diretor e uma cúpula na Torre dei Venti, passando pelo padre Angelo Secchi, SJ com o observatório pontifício do Colégio Romano.


O itinerário continua com a exibição de alguns instrumentos astronômicos antigos, para chegar à sala que conta a presença do Observatório do Vaticano em Castel Gandolfo. A última sala descreve as atividades do Observatório, desde sua presença em Tucson, no Arizona, até a ilustração das atividades de pesquisa e divulgação realizadas pelos jesuítas e sacerdotes.


O passeio virtual leva depois ao telhado deste edifício, que abriga os dois históricos telescópios Carte du Ciel e Schmidt. Por fim, o visitante é "teletransportado" para o telhado do Palácio Pontifício de Castel Gandolfo onde encontramos as duas grandes cúpulas com o Astrógrafo Duplo e o Telescópio Visual.


Exploração digital


Todo o trabalho foi possível graças à colaboração da empresa Dimensione3 e foi realizado integrando a tecnologia Matterport, plataforma líder mundial na criação de gêmeos digitais, e o software Dimensione3 que permite adicionar interações e funcionalidades personalizadas, destinadas a potenciar a experiência digital e a eficácia da divulgação dos conteúdos científicos do Observatório.


A realização do projeto baseou-se no planeamento cuidadoso de cada detalhe, desde as condições climatéricas e luminosas durante os relevos, aos pontos de observação ideais para exploração digital, ao percurso mais indicado para o visitante, para se concluir com as funções que melhor valorizam os conteúdos históricos e científicos.


Equipamentos de última geração


O relevo dos locais foi realizado com equipamentos de última geração, que permitem por um lado obter uma elevada qualidade fotográfica, por outro criar o modelo 3D integral dos espaços. Além de permitir a criação de uma visita virtual realista, os modelos 3D também representam elaborados preciosos que se tornam patrimônio do Observatório do Vaticano em termos de arquivo digital e ao mesmo tempo formam a base para o desenvolvimento de novos projetos futuros.


A exploração digital dos dois sites do Observatório Astronômico do Vaticano é aprimorada com funcionalidade e interações personalizadas. A sinalização virtual interativa orienta o visitante, permitindo aprofundamentos históricos e científicos, conexões interativas entre os dois locais, referências ao site do Observatório do Vaticano.