Um relatório divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Penha (IMAP) mostrou que, em 6 meses do Programa de Bem-Estar Animal no município, um total de 1.966 procedimentos foram realizados. Estes  números são referentes aos períodos de dezembro de 2022 a janeiro de 2023 e de junho a setembro deste ano. Além dos procedimentos, o relatório aponta que, nos últimos dois meses, 52 animais foram doados nas Feiras de Adoção.


“Os números são muito claros e mostram que o programa no município é eficiente. Hoje conseguimos atender com excelência, com tratamentos e serviços de qualidade para os animaizinhos e os tutores. A ideia é aperfeiçoarmos cada vez mais o serviço”, pontua Everaldo Lourival Francisco, superintendente do IMAP.


O relatório une procedimentos de castração e microchip, consultas de animais de rua e de tutores de baixa renda, cirurgias, vacinas, exames de sangue, raio-x e ultrassom, além dos resgates de animais acidentados e vítimas de maus tratos.


De acordo com Everaldo, animais acidentados, vítima de maus tratos e doentes serão resgatados pelo Grupo de Operação e Resgate (GOR), contratado pela Prefeitura, que também vai atuar na fiscalização de maus tratos. Depois de tratados em clínicas veterinárias conveniadas, os animais serão encaminhados a uma Casa de Passagem.


As denúncias podem ser feitas via protocolo ou presencialmente no IMAP, na Rua Duque de Caxias, 54,  Centro. Para acionar o GOR os contatos podem ser feitos pelo Whatsapp (47) 99969-8580 ou pelo telefone (47) 99651-9961. “Esse é um serviço de extrema importância na cidade e que vai ao encontro da Lei Municipal 3.298/2022 que dispõe sobre a proteção, defesa e controle de animais domésticos no município de Penha, cria o Fundo do Bem-estar Animal”, acrescenta o presidente do IMAP.


O município também realiza cerca de 150 castrações gratuitas por mês. Para realizar o cadastro do animal, é preciso ir ao IMAP, levando o CPF, comprovante de residência e título de eleitor de Penha. Depois é preciso aguardar o contato para a retirada da autorização e levar ao local indicado para o procedimento.


Além das castrações, há uma clínica conveniada para atendimentos veterinários gratuitos, voltados a população de baixa renda e também animais de rua. Para tutores, são 10 atendimentos por mês para casos de urgência, entre consultas, cirurgias e medicamentos. Já para os animais de rua, não existem limites de atendimento. Para buscar os atendimentos, é preciso comparecer até o IMAP, onde será concedida a autorização conforme a urgência do caso.


Números do relatório


Resgates acidentados e maus tratos: 173

Castração + microchip: 1083

Consultas animais de rua: 194

Consulta tutores de baixa renda: 44

Cirurgias ortopédicas + tumor + desobstrução urinária + mastectomia: 45

Vacinas, vermífugos, antipulgas: 277

Raio x: 31

Exame de sangue: 111

Ultrassom e eletrocardiograma: 8