A Associação Empresarial de Penha (Acipen) realizou na manhã de 7 de maio uma Assembleia Geral Extraordinária para a deliberação de dois assuntos, entre elas alterações no Estatuto da entidade.

Entre as mudanças está a inclusão de Balneário Piçarras e Barra Velha na área oficial de atuação, passando também a denominação de Associação Comercial e Industrial de Penha para Associação Empresarial de Penha, Balneário Piçarras e Barra Velha. O nome e a atuação já vinham englobando todos esses municípios, mas passa a ser registrada, seguindo orientações da Facisc, a federação das Associações Empresariais do estado. A sigla segue a mesma, Acipen.

Algumas mudanças também foram feitas na formatação dos cargos, das candidaturas a diretoria e nos direitos a voto pelos associados, além da criação de uma nova categoria, a dos Beneméritos, voltada aos que contribuem de formas diferenciadas e de grande relevância para a Acipen. As alterações estatutárias foram aprovadas por unanimidade pelos presentes.


Voz Única: prioridades para os futuros gestores públicos



Após a aprovação estatutária foi apresentada a versão municipal do programa Voz Única, iniciativa da Facisc que começou em 2010, voltada ao estado e que, a partir deste ano, passa a ter versões locais. Seguindo o modelo, a ideia é levantar as necessidades dos municípios e, assim, desenvolver um documento que é entregue aos candidatos a cargos eletivos para reivindicar e depois, claro, cobrar dos eleitos o cumprimento delas.

O programa tem objetivo de ser participativo, coletando informações do empresariado, sociedade civil e também da classe política. Porém, nesta primeira etapa, o levantamento das necessidades começa na classe empresarial e a discussão buscou as formas de melhor coletar os dados.

A partir da formação do grupo de trabalho e do lançamento oficial será iniciada a coleta destas informações, que vão compor a cartilha a ser entregue aos candidatos durante a campanha aos cargos executivos e legislativos deste ano.