Fotos: Vânia Monteiro/ABIH-SC
 


A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH/SC) reuniu, na tarde de 6 de junho, empresários ligados a hotelaria e fornecedores do segmento para mais uma edição do "Café de Hotel".


O evento, na bela Pousada Pedra da Ilha, à beira mar na cidade de Penha, é parte de uma série de cafés de networking organizados e que vêm sendo retomados pela entidade, com foco na discussão de objetivos, desafios, compartilhamento de experiências e busca de novas estratégias para o crescimento do setor.


Desafios e avanços 


Rui Schurmann, presidente da ABIH/SC, deu início ao evento destacando alguns desafios enfrentados pelo setor hoteleiro, entre eles a competição com plataformas de reservas de hospedagens, como o Airbnb,  a qualificação e manutenção da mão de obra na hotelaria e as particularidades culturais e tradições seculares dos municípios que, por vezes, criam divergências com a visão de turismo profissional.




Desafios estes que, de acordo com Schurmann, vêm sendo superados a cada ano através da capacitação, tanto nas empresas ligadas ao turismo quanto nas comunidades, ao serem inseridas e informadas da importância do turismo para a geração de renda para as cidades.


Nestes quesitos, o presidente da ABIH-SC destacou avanços importantes. "A qualidade e a profissionalização na hotelaria têm melhorado significativamente nos últimos anos, tanto na infraestrutura quanto nos serviços e na formação acadêmica", afirmou Schurmann, acrescentando que eventos como o Café de Hotel são fundamentais para fortalecer o setor.


"Esses encontros são essenciais para conhecermos pessoas, produtos e fornecedores, sanar dúvidas e melhorar nossos negócios", afirmou Schurmann. Ele também mencionou o retorno dos cafés para networking em diversas regiões do estado, como uma iniciativa para unir ainda mais os profissionais do setor e promover o crescimento contínuo da hotelaria. Anunciou, também, algumas das próximas datas a acontecerem em várias cidades de Santa Catarina.


Tecnologia, pessoas e integração nas vendas


Danisa Virmond, diretora comercial do Grupo Vila do Farol e também da ABIH-SC, apresentou uma palestra sobre a desmistificação e evolução do setor comercial de vendas na hotelaria.


Com vasta experiência no setor, Danisa destacou a importância das pessoas para alcançar resultados e a representatividade como um caminho essencial para o fortalecimento das entidades associativas.




Relembrou sua trajetória profissional e o crescimento que experimentou ao conhecer a ABIH-SC através de Osmar José Vailatti, proprietário da Pousada Pedra da Ilha que, ao contratá-la para o departamento comercial da pousada, apresentou, estimulou e mostrou a importância da excelência no atendimento, nas estratégias comerciais e nas vantagens de integrar entidades de referência como a Associação de Hotéis, Restaurantes e Lazer de Penha (Ahorepe, hoje Núcleo de Turismo da Associação Empresarial de Penha) e a ABIH. Osmar foi presidente por duas vezes da ABIH catarinense e hoje integra a diretoria nacional da entidade.


Assim como ela foi valorizada como pessoa, Danisa acredita que a hotelaria e o turismo como um todo se fazem com o equilíbrio entre tecnologia e o capital humano. "Somente com pessoas conseguimos resultados", disse Danisa. Para ela, o comercial de qualquer negócio é, em essência, o networking.


Danisa compartilhou sua experiência na digitalização e integração dos três hotéis do Grupo Vila do Farol em Bombinhas, além da implementação de uma central de reservas e também um departamento voltado apenas para a comunicação e o marketing.


Relatou os desafios internos e também os resultados impressionantes conquistados com essas estratégias, demonstrando como a tecnologia pode ser uma aliada poderosa quando combinada com métodos tradicionais de gestão: pessoas, acompanhamento dos processos e até o clássico quadro branco com os diagramas.



Capacitação e Experiência do cliente 

Danisa também abordou o novo perfil do consumidor de turismo na era digital, ressaltando a importância do feedback e da gestão na comunicação com clientes. "Investir em sistemas de tecnologia, buscar metas e monitorar as ações são fundamentais para o sucesso", afirmou.


A capacitação e treinamento de colaboradores também foi um tópico importante na palestra, com Danisa reforçando que o relacionamento dos funcionários com os clientes é fundamental para a experiência do hóspede e sua fidelização.


Criatividade e formas de diferenciar os serviços de hotelaria frente a grande concorrência, principalmente nas épocas de baixa temporada, também são desafios que o setor deve se atentar. "O produto, seja qual for, é voltado à experiência. O segredo não está na melhor plataforma de venda ou nos algoritmos, mas em encontrar maneiras de fazer o que ninguém fez ainda, e da melhor maneira", concluiu Danisa.


Encatho & Exprotel 


Após a palestra, diversos fornecedores parceiros da ABIH-SC tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços, contribuindo para o fortalecimento do networking e das parcerias comerciais entre os presentes, além do reforço a participação de todos na 35ª edição do Encatho & Exprotel, evento que acontece entre 23 e 25 de julho no Centro Sul em Florianópolis.