Ao longo de 2024, a Amazon ampliou significativamente suas operações no Sul do Brasil, com a inauguração de três novos polos logísticos. Esses centros, localizados em Cascavel (PR), Foz do Iguaçu (PR) e Itajaí (SC), reforçam a presença da gigante do e-commerce na região e contribuem para entregas mais rápidas e eficientes. Além disso, a empresa abriu novas oportunidades para pequenos e médios empreendedores (PMEs) por meio do programa DSP (Delivery Service Partner), que promove o desenvolvimento de empresas locais especializadas em logística.
A Amazon, que começou suas operações no Brasil em 2019 com apenas um centro de distribuição e um milhão de produtos disponíveis, alcançou um novo marco em 2024. Atualmente, a empresa oferece mais de 100 milhões de produtos em 50 categorias, disponíveis tanto no varejo quanto no marketplace. A operação nacional já conta com 100 polos logísticos espalhados por todo o país, sendo 10 localizados na região Sul. Além das três novas cidades que recebem os polos logísticos, a empresa conta com unidades nas cidades de Curitiba (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Blumenau (SC), Joinville (SC), São José (SC), Porto Alegre (RS).
Desde 2020, a Amazon investiu mais de R$ 548,3 milhões na região Sul, demonstrando seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Além disso, a empresa está em busca de novas parcerias com PMEs no Rio Grande do Sul, especificamente nas cidades de Canoas e Caxias do Sul, para integrar o programa DSP. Esse programa, responsável por grande parte das entregas de última milha da Amazon, já conta com 41 empreendedores brasileiros que empregam mais de 3 mil motoristas em todo o país.
Rafael Caldas, líder da Amazon Logistics no Brasil, destacou o papel transformador da tecnologia no setor logístico: "A Amazon Logistics está redefinindo a entrega no Brasil com o uso de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, que otimiza cada etapa da cadeia logística. Alcançar a marca de 100 polos logísticos no país é um feito significativo, e o suporte a empreendedores nacionais é parte fundamental dessa conquista."
Com o objetivo de melhorar continuamente a experiência do cliente, a Amazon também tem investido em parcerias com empresas nacionais, como a Azul Linhas Aéreas, para expandir suas capacidades de entrega aérea, cobrindo destinos estratégicos como Porto Alegre, Florianópolis e outras cidades do Sul.