O Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE-SC) aprovou a instalação de dois novos cursos técnicos no estado: o
 Curso Técnico de Nível Médio em Prótese Dentária, na Escola Técnica Estácio de Sá em São José e o Curso Técnico de Nível Médio em Segurança Cibernética, no Colégio SATC de Criciúma, este em caráter experimental.  



A reunião plenária descentralizada aconteceu na cidade de Joinville em 18 de setembro,
 no auditório do Campus Saguaçu do Grupo Bom Jesus Ielusc, marcando a 12ª edição do evento, que retornou após hiato causado pela pandemia. A cidade de Joinville foi escolhida como sede por seu histórico de excelência educacional. Segundo o presidente do CEE-SC, professor Osvaldir Ramos, "Joinville e o Colégio Bonja são referências em educação, tornando a escolha natural".



Além da aprovação dos cursos, o evento discutiu duas importantes resoluções: a nº 100/2016, que define normas para a Educação Especial no Estado, e a nº 10/2022, que regulamenta os estabelecimentos de ensino de Educação Básica. As resoluções foram debatidas para possíveis atualizações, com o objetivo de atender às novas demandas da sociedade.



A programação também incluiu a palestra "O que se espera de uma escola humana e criativa?", ministrada pela professora Sabrina Lermen, que destacou a importância da saúde mental de professores e alunos.



Estiveram presentes no evento autoridades como a presidente do Conselho Municipal de Educação, Palova Santos Balzer, a coordenadora regional de educação de Joinville, Sônia Paul, e a secretária-adjunta de educação, Patrícia Lueders, representando o secretário Aristides Cimadon e o governador Jorginho Mello.



A retomada do evento é vista como um passo importante para fortalecer a integração entre o Conselho Estadual e os conselhos municipais, promovendo avanços no sistema educacional catarinense. "Essa interação tem proporcionado um grande avanço ao nosso Estado como um todo", ressaltou Osvaldir Ramos.