Ponte de Guaratuba avança com estrutura estaiada e obras de acesso

Foto: Divulgação/DER-PR


As obras da Ponte de Guaratuba, um dos empreendimentos mais aguardados do litoral paranaense, avançam em ritmo acelerado e alcançam uma nova etapa estrutural. Durante o mês de setembro, a equipe técnica iniciou a instalação dos estais, cabos de aço responsáveis por sustentar o tabuleiro da ponte, consolidando o início da fase estaiada — considerada uma das mais complexas e simbólicas do projeto.


De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), foram instalados cinco estais neste período: três no apoio 04 e dois no apoio 05. Cada mastro contará com doze estais, que garantirão a sustentação do tabuleiro no trecho estaiado, com 320 metros de extensão — incluindo um vão central de 160 metros sobre o canal de navegação. Essa parte da estrutura já possui 118 metros executados por meio do método de balanços sucessivos, técnica que permite a construção do tabuleiro de forma simétrica e equilibrada a partir dos pilares.


Paralelamente, o trecho pré-moldado, localizado na parte mais próxima ao acesso de Guaratuba, segue em ritmo igualmente intenso. Das 164 vigas longarinas previstas, 132 já foram fabricadas e 120 lançadas sobre as travessas, formando 13 vãos do tabuleiro — o equivalente a 554,9 metros executados. No total, a ponte contará com 23 vãos, sendo 20 no trecho pré-moldado e três no trecho estaiado.


O avanço da produção agora se volta ao lado de Matinhos, onde teve início a fabricação das vigas longarinas que serão instaladas na sequência. O uso de elementos pré-moldados tem garantido maior eficiência e agilidade ao cronograma da obra, reduzindo prazos e otimizando recursos. “A instalação dos estais simboliza uma nova fase da obra e evidencia o porte dessa estrutura que vai transformar a mobilidade no litoral do Paraná”, destaca o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.


Nos acessos à ponte, os serviços também seguem em andamento. Em Guaratuba, o destaque é o rebaixamento do morro na entrada da cidade, onde já foram contidos 10 mil metros quadrados de área. No chamado “lado de Matinhos”, teve início a construção da estrutura de solo reforçado com paramento em placas de concreto, técnica moderna que combina camadas compactadas de solo com reforços geocompostos. Essa solução garante estabilidade à cabeceira da ponte e supera o desnível entre o nível da rodovia e o da nova estrutura.


Com a instalação dos primeiros estais e o avanço simultâneo das frentes de obra, a Ponte de Guaratuba consolida-se como um marco de engenharia e mobilidade para o litoral paranaense, prometendo reduzir filas históricas na travessia da baía e impulsionar o desenvolvimento regional, especialmente nos setores de turismo e logística.


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