Foto: Roberto Dziura Jr / AEN



Curitiba, a capital do estado do Paraná, conquistou o título de "Cidade Mais Inteligente do Mundo" no World Smart City Awards, realizado em Barcelona, na Espanha. O prêmio, concedido pela Fira Barcelona, é considerado um dos mais prestigiosos no campo da inovação e cidades inteligentes, e a vitória de Curitiba ressalta o compromisso da cidade com políticas públicas inovadoras, planejamento urbano sustentável e modernização.


A premiação, que aconteceu no dia 8 de novembro, teve como cidades finalistas, além de Curitiba, Barranquilla (Colômbia), Cascais (Portugal), Izmir (Turquia), Makati (Filipinas) e Sunderland (Reino Unido). A capital paranaense se destacou como a grande vencedora na categoria "Cidades".


O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, recebeu o prêmio em nome da cidade por suas políticas públicas e ações de planejamento urbano voltadas para o crescimento socioeconômico e a sustentabilidade ambiental. Desde 2018, Curitiba tem se destacado no cenário internacional como uma cidade inteligente exemplar. "O que há de mais inteligente em Curitiba é o seu povo, que com uma plena cidadania guarda Curitiba do lado esquerdo do seu peito e faz da cidade um lugar para ser compartilhado, para ser ensinado aos filhos e aos filhos dos filhos, para ser amado pelas mulheres e pelos homens e pelos avôs e avós", destacou Greca ao receber o prêmio.


O secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, que representou o Governo do Estado na premiação, destacou o Vale do Pinhão, ecossistema de inovação de Curitiba, como um exemplo global de modernização. “Para nós, paranaenses, é um orgulho ver Curitiba no topo do mundo no quesito inovação. O Vale do Pinhão é um exemplo mundial”, destacou Rangel, acrescentando a eleição do Paraná neste ano como o estado mais inovador e sustentável do Brasil, segundo o ranking Bright Cities.




Foto: SEIMT


Curitiba é amplamente reconhecida por seu compromisso com a sustentabilidade e inovação. A cidade se destaca em várias áreas, desde a implementação do 5G até a promoção de práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico. Em termos de sustentabilidade ambiental, a capital paranaense investe na redução de emissões de carbono, incluindo a instalação de usinas fotovoltaicas, como a recém-inaugurada Pirâmide Solar de Curitiba, a primeira usina fotovoltaica instalada sobre um aterro desativado na América Latina.


Além disso, Curitiba está avançando na área de eletromobilidade, com a introdução de ônibus elétricos e veículos elétricos em suas frotas. A cidade também se destaca no acesso à alimentação saudável, com iniciativas como Armazéns da Família, Sacolões da Família, Restaurantes Populares e hortas urbanas.


A capital paranaense é uma cidade conectada, sendo uma das primeiras cidades do Brasil a implantar o 5G e a com maior uso desta tecnologia no país. Oferece internet pública gratuita em 310 pontos da cidade e aplicativos que facilitam o acesso a serviços e informações municipais, promovendo a inclusão digital dos cidadãos.


O prêmio de "Cidade Mais Inteligente do Mundo" confirma o compromisso de Curitiba em continuar avançando na direção de uma cidade mais inovadora, sustentável e conectada. O prefeito Rafael Greca expressou seu orgulho pela conquista, destacando não apenas o progresso da cidade, mas também o espírito cidadão que torna Curitiba um lugar especial para seus habitantes.