Lílian Bacich, Tatiana Nolasco, a professora Priscila Cristina Bressonini Effting e Jacopo Sabatilello



A Escola Básica Municipal Ida Beatriz Brunato de Camargo, localizada em São Francisco do Sul (SC), conquistou o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental do Prêmio Liga STEAM 2023, uma iniciativa da Fundação ArcelorMittal em parceria com a Fundação Banco do Brasil, AVSI Brasil e Tríade Educacional.


O projeto vencedor, intitulado "Dengue, nem sempre o mosquito é o vilão", foi desenvolvido pelos alunos do 7º ano, sob a coordenação da professora Viviane Souza da Silva Gonçalves. A proposta inovadora destacou a importância da ação humana na prevenção da dengue e fundamentou-se em três pilares: um repelente de citronela, uma câmara automatizada para aplicação desse repelente nas pessoas e um mapa colaborativo com focos de dengue no entorno da escola para informar a comunidade.


Como reconhecimento pelo feito, a escola receberá um laboratório de robótica avaliado em R$ 350 mil reais, que inclui um notebook, impressora multifuncional, impressora 3D, televisão, kits educacionais Lego, mobiliário e conexão Wi-Fi.


O Prêmio Liga STEAM, que contou com a participação de centenas de escolas públicas em todo o Brasil, envolvendo cerca de três mil professores, teve 296 projetos inscritos, abrangendo alunos do Ensino Médio, Fundamental e Educação Infantil. Tatiana Nolasco, presidente da Fundação ArcelorMittal, destacou a importância da capacitação dos professores e o reconhecimento dos projetos premiados como impulsionadores do desenvolvimento educacional no país.


A abordagem educacional STEAM, disseminada pelo Prêmio Liga STEAM, visa incentivar os alunos a desenvolverem projetos para solucionar questões cotidianas ou comunitárias, utilizando conhecimentos das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Essa abordagem é comum em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido.


Proteção para a Comunidade: Projeto Inovador Contra a Dengue


O projeto vencedor teve origem a partir de uma visita da Secretaria de Saúde à escola, alertando sobre o aumento dos índices de transmissibilidade da dengue na cidade. A professora Viviane explicou que os alunos do 7º ano, na disciplina de Português, escolheram a dengue como tema para uma pesquisa. A partir desse ponto, decidiram ampliar o projeto incorporando a abordagem STEAM.


O processo teve início em agosto, com os alunos plantando citronela na horta da escola para produzir a tintura, matéria-prima do repelente. Além disso, desenvolveram as câmaras automatizadas, considerando design, funcionalidade e acessibilidade para todos os usuários. Utilizando o Google Maps, criaram um mapa colaborativo com os pontos focais de dengue na região da escola, visando informar e engajar a comunidade na prevenção.


Segundo a professora Viviane, o objetivo é que o mapa se torne uma ferramenta colaborativa de uso e proteção para a população, alcançando toda a cidade.


Outro Prêmio para a Cidade: Destaque na Categoria Educação Infantil


Além da vitória na categoria Ensino Fundamental, a Escola Básica Ida Beatriz Brunato de Camargo também conquistou o segundo lugar na categoria Educação Infantil. Sob a orientação da professora Priscila Cristina Bressanini Effting, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental desenvolveram o projeto "Cata aqui, limpa o mar... O planeta Terra é o nosso único lar".


O reconhecimento da escola em ambas as categorias reforça o compromisso com a excelência educacional e a promoção de projetos inovadores que contribuem para a comunidade.


Liga STEAM: Estratégia para Transformar a Educação Brasileira


A Liga STEAM, criada pela Fundação ArcelorMittal, é uma estratégia para conectar parceiros e investir na educação brasileira. A abordagem STEAM promove o conhecimento por meio de metodologias ativas, incentivando os alunos a desenvolverem projetos que abordem questões sociais, econômicas ou climáticas vivenciadas em sua comunidade. A contribuição coletiva em sala de aula e a aplicação de conhecimentos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática são fundamentais nessa abordagem.


Com a disseminação da Liga STEAM, espera-se que mais escolas adotem essa abordagem inovadora, contribuindo para o desenvolvimento educacional e tecnológico do Brasil. O reconhecimento da Escola Básica Ida Beatriz Brunato de Camargo destaca a importância desse tipo de iniciativa no estímulo à criatividade, colaboração e solução de problemas por parte dos alunos.