Fotos: Marcos Porto
A 3ª edição do congresso Portos & Costas Brasil, um dos mais relevantes encontros técnicos sobre infraestrutura portuária e costeira do país, terá como tema de encerramento “Marinas e Cruzeiros”, reforçando a importância da indústria náutica e do turismo marítimo no desenvolvimento econômico das cidades costeiras.
O evento será realizado nos dias 22 e 23 de setembro, no Riviera Convention Center, na Praia Brava, em Itajaí (SC), e reunirá gestores públicos, empresários e especialistas para debater soluções estratégicas para o setor.
O painel de encerramento será mediado por Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí, e contará com nomes relevantes, como:
- Juliana Menegucci (MTCN – Soluções Sustentáveis em Dragagens, Portos e Costas), que apresentará o projeto do novo Píer de Cruzeiros de Paranaguá (PR);
- Gabriela Lobato (BR Marinas), que abordará o papel das marinas públicas no fortalecimento do turismo;
- Marco Ferraz (Clia América do Sul), que destacará a relevância da indústria de cruzeiros para a economia nacional;
- Topázio Neto, prefeito de Florianópolis (SC), que falará sobre as oportunidades geradas pela Marina Beira-Mar Norte.
Para Mauricio Torronteguy, sócio-diretor da MTCN e idealizador do congresso, o tema vem ganhando protagonismo. “O crescimento da indústria náutica de lazer e o avanço do turismo de cruzeiros são vetores essenciais para dinamizar a economia costeira e atrair novos investimentos”, ressalta.
.jpg)
Números que impulsionam o setor
Os dados confirmam a força do segmento. A temporada de cruzeiros 2023/2024 movimentou R$ 5,2 bilhões, o maior impacto econômico em uma década e 126% superior ao registrado em 2013. Ao todo, 844.462 cruzeiristas embarcaram em nove navios que passaram por 19 cidades brasileiras e outros destinos da América do Sul. Segundo estudo da CLIA Brasil e da FGV, cada real investido no setor gerou R$ 4,22 em retorno econômico.
No segmento de marinas, o Brasil conta com mais de 1 milhão de embarcações registradas. Dados da Acobar mostram que uma marina com 300 vagas pode gerar R$ 141 milhões por ano em impacto econômico e criar cerca de 780 empregos diretos e indiretos.
“Não falamos apenas de estruturas físicas, mas de uma engrenagem da economia azul. Cada vaga de embarcação ou atracação de navio gera efeito multiplicador em hotéis, restaurantes, comércio e serviços”, observa Carlos Gayoso.
Ele defende que o setor precisa avançar em sustentabilidade, capacitação e integração com as cidades. “O Brasil tem potencial para se tornar líder no turismo náutico mundial. Cabe a nós transformar essa vocação natural em vantagem competitiva de longo prazo.”
Os dados confirmam a força do segmento. A temporada de cruzeiros 2023/2024 movimentou R$ 5,2 bilhões, o maior impacto econômico em uma década e 126% superior ao registrado em 2013. Ao todo, 844.462 cruzeiristas embarcaram em nove navios que passaram por 19 cidades brasileiras e outros destinos da América do Sul. Segundo estudo da CLIA Brasil e da FGV, cada real investido no setor gerou R$ 4,22 em retorno econômico.
No segmento de marinas, o Brasil conta com mais de 1 milhão de embarcações registradas. Dados da Acobar mostram que uma marina com 300 vagas pode gerar R$ 141 milhões por ano em impacto econômico e criar cerca de 780 empregos diretos e indiretos.
“Não falamos apenas de estruturas físicas, mas de uma engrenagem da economia azul. Cada vaga de embarcação ou atracação de navio gera efeito multiplicador em hotéis, restaurantes, comércio e serviços”, observa Carlos Gayoso.
Ele defende que o setor precisa avançar em sustentabilidade, capacitação e integração com as cidades. “O Brasil tem potencial para se tornar líder no turismo náutico mundial. Cabe a nós transformar essa vocação natural em vantagem competitiva de longo prazo.”
Apoio institucional e inscrições
O Portos & Costas Brasil 2025 conta com o patrocínio de empresas como TiL Group, SK Ambiental, HidroMares, Jan de Nul, Van Oord, Carioca Engenharia, Royal IHC, Graf Consulting e Wosniak Engenharia, além do apoio institucional do Ministério de Portos e Aeroportos, Antaq, PIANC, ATP, ABEPH, Abtra, Acatmar, CREA-SC, AOCEANO, FIESC, Governo de Santa Catarina e Prefeitura de Itajaí.
As inscrições são limitadas a 280 participantes e podem ser feitas no site portosecostas.com.br/inscricoes, onde também está disponível a programação completa do evento.
Social Plugin